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PROJETOS NÃO FALTAM PARA MELHORAR A MOBILIDADE URBANA EM MANAUS

Exclusiva para o Bus Rapid Service (BRS) e a ciclovia, outros projetos para mobilidade urbana passam por tramitação nas comissões da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Um deles prevê a faixa preferencial para motociclistas, no tamanho de 1,2 metro, que pode ser implantada nas principais vias da capital, protocolizado no final do ano passado pelo vereador Roberto Sabino.
Para o vereador, a faixa exclusiva para motociclistas deve colaborar com a diminuição das estatísticas de acidentes no trânsito envolvendo motoqueiros e com a rapidez no atendimento de vítimas lesionadas em acidentes, pois a faixa servirá tanto para as motos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) como também para os policiais que trabalham sobre duas rodas, que precisam de um bom trânsito para garantirsegurança à população.
O vereador destacou que a maior parte dos acidentes com motociclistas ocorre na capital, pois os motoqueiros necessitam cruzar o trânsito e realizar “piruetas”, além de, em alguns casos, desobedecerem a legislação do trânsito ao ultrapassar o sinal vermelho e usar alta velocidade.
“As motocicletas são estreitas e para a construção da faixa exclusiva usaríamos 1,2 metro das principais vias, ajudando na fluidez do trânsito, além de garantir mais segurança para os motoqueiros que circulam na cidade”, reforçou o vereador.
Sabino espera que o projeto, se aprovado, seja implantado nas avenidas das Torres, Djalma Batista, Grande Circular, Max Teixeira e Constantino Nery. Nessa última, o vereador garantiu que para o projeto dar certo, será necessário que a prefeitura repense a utilização da Faixa Azul e coloque todos os ônibus para circularem só na faixa exclusiva.
“Até que a ideia da Faixa Azul é conveniente, mas todos os ônibus deveriam somente circular nela. Se o projeto seguir este caminho, será viável acrescentar na Constantino Nery a faixa exclusiva para as motocicletas”, explicou.
Sobre a mobilidade urbana, o vereador disse que Manaus realmente precisa passar por um processo de readequação do trânsito, pois a cidade continua com as características de invasões, por isso todos os projetos de mobilidade só conseguem atingir as vias principais de circulação.
Roberto Sabino espera que os 41 vereadores colaborem e apoiem o projeto, que agora passa por aprovação das comissões. Após isso, será levado para o plenário e, caso aprovado, será encaminhado para o prefeito sancionar ou não. Segundo o vereador, é possível que no primeiro semestre todo esse processo esteja concluído.
Sobre a mobilidade urbana, Sabino tem realizado vários estudos e acompanhado os serviços que são realizados nas principais cidades do mundo. Para um novo projeto de lei, o vereador está conversando com uma equipe que utiliza uma tecnologia chinesa de mobilidade para verificar a possibilidade de implantar vias subterrâneas em Manaus.
“Primeiramente, vou apresentar os estudos ao prefeito e ao diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, para se ter um consenso sobre o projeto e, depois, procurar a melhor forma de elaboração para poder concluí-lo”, disse.
O vereador afirmou que essa é uma alternativa para os carros e ônibus de pequeno porte, porém é necessário passar por um estudo prévio. Para isso, Sabino estuda uma forma de parceria privada e uma concessão para cobrança de pedágio por um período determinado. “As pistas subterrâneas poderiam sair nas principais vias que interligam um bairro a outro e talvez poderíamos pensar na possibilidade de construir estacionamentos debaixo das praças da capital”, reforçou.
Por Isabelle Valois Jornal EM TEMPO
Foto: Ione Moreno

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