Exclusiva para o
Bus Rapid Service (BRS) e a ciclovia, outros projetos para mobilidade urbana
passam por tramitação nas comissões da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Um
deles prevê a faixa preferencial para motociclistas, no tamanho de 1,2 metro,
que pode ser implantada nas principais vias da capital, protocolizado no
final do ano passado pelo vereador Roberto Sabino.
Para o vereador,
a faixa exclusiva para motociclistas deve colaborar com a diminuição das
estatísticas de acidentes no trânsito envolvendo motoqueiros e com a rapidez no
atendimento de vítimas lesionadas em acidentes, pois a faixa servirá tanto para
as motos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) como também para os
policiais que trabalham sobre duas rodas, que precisam de um bom trânsito para
garantirsegurança à população.
O vereador
destacou que a maior parte dos acidentes com motociclistas ocorre na capital,
pois os motoqueiros necessitam cruzar o trânsito e realizar “piruetas”, além
de, em alguns casos, desobedecerem a legislação do trânsito ao ultrapassar o
sinal vermelho e usar alta velocidade.
“As motocicletas
são estreitas e para a construção da faixa exclusiva usaríamos 1,2 metro das
principais vias, ajudando na fluidez do trânsito, além de garantir mais
segurança para os motoqueiros que circulam na cidade”, reforçou o vereador.
Sabino espera
que o projeto, se aprovado, seja implantado nas avenidas das Torres, Djalma
Batista, Grande Circular, Max Teixeira e Constantino Nery. Nessa última, o
vereador garantiu que para o projeto dar certo, será necessário que a
prefeitura repense a utilização da Faixa Azul e coloque todos os ônibus para
circularem só na faixa exclusiva.
“Até que a ideia
da Faixa Azul é conveniente, mas todos os ônibus deveriam somente circular
nela. Se o projeto seguir este caminho, será viável acrescentar na Constantino
Nery a faixa exclusiva para as motocicletas”, explicou.
Sobre a
mobilidade urbana, o vereador disse que Manaus realmente precisa passar por um
processo de readequação do trânsito, pois a cidade continua com as
características de invasões, por isso todos os projetos de mobilidade só
conseguem atingir as vias principais de circulação.
Roberto Sabino
espera que os 41 vereadores colaborem e apoiem o projeto, que agora passa por aprovação das comissões.
Após isso, será levado para o plenário e, caso aprovado, será encaminhado para
o prefeito sancionar ou não. Segundo o vereador, é possível que no primeiro
semestre todo esse processo esteja concluído.
Sobre a
mobilidade urbana, Sabino tem realizado vários estudos e acompanhado os
serviços que são realizados nas principais cidades do mundo. Para um novo projeto
de lei, o vereador está conversando com uma equipe que utiliza uma tecnologia chinesa de mobilidade para verificar a
possibilidade de implantar vias subterrâneas em Manaus.
“Primeiramente,
vou apresentar os estudos ao prefeito e ao diretor-presidente da
Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, para
se ter um consenso sobre o projeto e, depois, procurar a melhor forma de
elaboração para poder concluí-lo”, disse.
O vereador
afirmou que essa é uma alternativa para os carros e ônibus de pequeno porte,
porém é necessário passar por um estudo prévio. Para isso, Sabino estuda uma
forma de parceria privada e uma concessão para cobrança de pedágio por um
período determinado. “As pistas subterrâneas poderiam sair nas principais vias
que interligam um bairro a outro e talvez poderíamos pensar na possibilidade de
construir estacionamentos debaixo das praças da capital”, reforçou.
Por Isabelle
Valois Jornal EM TEMPO
Foto: Ione
Moreno
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