Os 6.493
candidatos classificados para o programa Bolsa Universidade 2015, da Prefeitura
de Manaus, têm até amanhã para a entrega da documentação exigida e a garantia
da vaga. O prazo começou ontem, quinta-feira. Quem não apresentar a
documentação, estará automaticamente eliminado do processo.
É importante que
os classificados não deixem para a última hora a entrega da documentação. “O
processo deve ser feito com tranquilidade para, se necessário, o candidato ter
tempo hábil para providenciar algum documento pendente”, ressalta Luiza Bessa
Rebelo, diretora geral da Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão
vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão
(Semad) e responsável pela coordenação do Bolsa Universidade. O programa
concede bolsas de estudo integrais e parciais de 75% e 50%, em cursos de nível
superior, em instituições parceiras.
A documentação
exigida no edital do programa deve ser entregue na sede da Espi, na avenida
Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul.
Nesta quinta (15) e sexta-feira (16) o horário de atendimento é de 8h às 19h.
No sábado (17) é de 8h às 14h.
Os candidatos
classificados devem ficar atentos aos prazos, pois somente com a entrega dos
documentos têm a garantia da vaga. Caso contrário, a vaga é colocada à
disposição no sistema e o candidato é eliminado do processo.
A diretora geral
da Espi, Luiza Bessa Rebelo, alerta que nesse primeiro momento somente os
candidatos classificados devem entregar a documentação. As pessoas que ficaram
na lista de reserva devem aguardar o anúncio do período de remanejamento,
quando vai ser possível optar por um curso diferente ou outra instituição de
ensino.
Para concorrer
às vagas para 2015, a Espi registrou a inscrição de 51.711 pessoas. Em 2014, o
número de inscritos foi de 38.620 mil candidatos.
DOCUMENTOS
EXIGIDOS
Os candidatos
devem apresentar os documentos de identificação e comprovante de renda de todos
os membros da família declarados no ato da inscrição (CPF e RG para maiores de
idade, Certidão de Nascimento para menores). Também devem levar o comprovante
de residência.
O candidato
precisa apresentar, ainda, a Declaração de Renda Familiar. Este documento pode
ser impresso direto do Portal do Candidato, no site bolsauniversidade.manaus.am.gov.br.
Nessa declaração, deve ser especificada a renda de todos que residem no mesmo
domicílio, conforme atividade exercida pelos moradores.
De acordo com
Luiza Rebelo, os estudantes de primeiro período precisam levar o comprovante de
aprovação em vestibular para o ano letivo de 2015. Já os alunos que irão cursar
a partir do segundo período devem entregar declaração ou documento que comprove
vínculo com a instituição de ensino. A declaração precisa ter sido expedida em
data não superior a 90 dias.
O programa Bolsa
Universidade prevê cota de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Nesse
caso, os candidatos, no ato da entrega dos documentos, devem apresentar,
também, um laudo médico com o CID (Código Internacional da Doença), emitido por
uma Junta Médica Oficial – original ou cópia autenticada. O Bolsa Universidade
também reserva 2% das vagas para os idosos com idade a partir de 60 anos.
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