Nova Cidade FM 104,9

MUNICÍPIOS DO AM ASSINAM CONVÊNIO PARA COMBATER VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Dez municípios do Estado assinaram na manhã desta quarta-feira (13), um convênio com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) e Governo Federal para o projeto de combate à violência sexual de crianças e adolescentes. A assinatura aconteceu no auditório da sede do governo do Estado do Amazonas, localizada na avenida  Brasil, bairro Compensa 2, Zona Oeste de Manaus.
A ação aconteceu durante o Encontro Estadual de Articulação Institucional do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual e beneficia os municípios que participaram da primeira etapa do projeto ‘Mobilizar e Agir em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes’.
Os primeiros municípios que participaram do projeto foram Barcelos, Coari, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.
De acordo com a secretária da Seas, Graça Prola, o projeto será executado por etapas, até que todos os 62 municípios do Estado tenham sido contemplados. “Esses municípios foram escolhidos primeiramente por estarem no mapa da violência e apresentam os maiores índices de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes”.
Ainda de acordo com Graça Prol, o programa foi dividido em dois módulos. O primeiro momento consiste na capacitação para a elaboração do plano, e no segundo momento,  na execução das funções em que serão realizadas análises da situação, como protagonismo juvenil, defesa e responsabilização e a prevenção contra os crimes sexuais.
CRIMES
Segundo a secretária, no Amazonas os crimes de abuso sexual, como incesto e estupro, já conseguem ser contabilizados, pois as vítimas não ficam mais em silêncio. Agora em casos como os crimes que envolvem prostituição, pornografia, tráfico e turismo sexual, as vítimas ainda têm dificuldades de denunciar.
“Primeiro que as vítimas não se sentem exploradas, segundo as famílias não conseguem perceber, mas quando percebem fazem a denúncia. Às vezes só os crimes de grande repercussão chegam a policia e na justiça”, afirmou Graça.
Fonte: Em Tempo Online
Foto: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário