Nova Cidade FM 104,9

AUDIÊNCIA SOBRE MOBILIDADE URBANA RECEBE GRANDE PÚBLICO NA ZONA NORTE

Moradores da zona Norte da cidade aceitaram o convite e compareceram em grande número à audiência pública sobre Mobilidade Urbana ocorrida na última sexta-feira (09), na Cidade Nova. A iniciativa foi da Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal de Manaus (Comlep/CMM).
         Os participantes avaliaram positivamente o evento e destacaram a importância de se chamar a população para a discussão de assunto tão relevante. “Esse é um bom caminho a ser seguido, pois se tem a oportunidade de ouvir as pessoas que moram na periferia e tem mais empoderamento de falar sobre o que passam em relação a problemas, como de transporte coletivo e pavimentação de ruas”, disse o estudante de Jornalismo, Emerson Gonzaga. O estudante aponta a falta de arborização da cidade, a poluição dos igarapés e a precariedade do sistema de transporte público como problemas a serem solucionados. 
O professor da Escola Estadual André Araújo, Carlos Alberto Teixeira Sampaio, considera ser positiva toda reunião para discutir problemas da sociedade, contudo, critica os governantes pela “falta de vontade de cumprir o que está estabelecido nas leis”. Ele também considera a questão do transporte urbano o maior gargalo em termos de mobilidade urbana e critica o fato de que a população está a mercê de um grupo de empresários, que ganha dinheiro com um serviço que deveria ser público, porém, ao invés disso, tornou-se particular.  “É preciso tirar dos empresários esse poder de manipular o transporte público. No final da história, quem paga o é a população mais pobre, que financia esse serviço no Brasil, e que, no entanto, é o segmento que mais sofre”, afirma.
        Segundo o funcionário público e consultor imobiliário, Antônio José de Oliveira Cardoso, Manaus, por se tratar de uma metrópole, não pode apenas depender exclusivamente de transporte público para a locomoção da população. “Temos de ter vários modais, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), transporte fluvial, e ainda pensar em usar ônibus adquiridos recentemente como alimentadores de novos modais”, comenta o funcionário público, o qual destacou a importância da iniciativa.   
A audiência pública contou com a participação de cerca de 100 pessoas e teve transmissão ao vivo pela Rádio Comunitária Nova Cidade FM 104,9 que também fará a transmissão das duas ultimas audiências publicas.
O presidente da Comlep, vereador professor Bibiano, explicou que o objetivo do evento é favorecer a participação da população no processo de debate em torno de propostas para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. “Manaus tem até o mês de abril de 2015 para implementar esse Plano, caso contrário, deixará de receber recursos do governo federal para investimento na área”, advertiu.
O parlamentar destacou ainda que as  audiências públicas são resultantes de parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAUAM), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Amazônico de Cidadania (Iaci), Instituto Educar para a Cidadania e organização comunitária Pedala Manaus e Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa).
Nesta semana, mais especificamente no dia 16 (sexta-feira), a Comissão de Legislação Participativa realizará Audiência Pública na zona Centro-Sul. O evento ocorrerá no auditório da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (rua Alexandre Amorim, nº 341, Aparecida).
No dia 23, ocorrerá a última audiência, dessa vez na zona Leste (Ginásio Zezão – Avenida Autaz Mirim, 5679, São José – próximo à quadra da Escola de Samba Grande Família).
Fonte: Assessoria – Fotos: Tenasol Frank




Nenhum comentário:

Postar um comentário